Pular para o conteúdo principal
O QUE É UM CYBERATLETA DE ALTO RENDIMENTO?

O conceito que podemos dar ao alto rendimento é a característica de estar sempre superando, tanto a si mesmo, quanto aos outros (cyber)atletas, buscar sempre a melhor performance, seu recorde e claro, a vitória. Para isso é necessário disciplina para saber equilibrar entre os treinos puxados e os descansos suficientes para se recuperar.

Ser um cyberatleta de alto rendimento é mais do que somente treinar muito, pois o treino é somente uma das partes necessárias para a evolução pessoal. É preciso saber o que melhorar, o que treinar, ter a capacidade de se auto-avaliar, saber cuidar do seu corpo e de sua mente, de regular seu sono, sua alimentação, saber se focar totalmente nos momentos de treino, e também de relaxar totalmente nos momentos de descanso para que seu corpo consiga se recuperar e assim ter o máximo de aproveitamento e aprendizado.

Talvez essa seja uma das maiores dificuldades no Brasil, e um dos empecilhos que aparecem quando se é tentado estabilizar o eSport para obter o reconhecimento e criação de federações e/ou confederações: Ter jogadores de alto rendimento. Como será possível, convencer um grupo responsável por reconhecer o eSport como algo sério, como algo profissional, se os próprios participantes deles, ainda não entenderam o que é realmente ser PROFISSIONAL, ou no caso do eSport (e esporte) ser de Alto Rendimento.

A disciplina necessária para acordar cedo, cuidar do si, treinar duro, cuidar da alimentação, avaliar seu treinamento e ainda dormir no horário certo não é para todos. É para somente aqueles que realmente levam a sério seus trabalhos, que buscam a superação a cada dia de si mesmos e tentam ser os melhores.

Como no Brasil, o League of Legends é o jogo mais difundido, consequentemente também é o que mais tem tido reconhecimento, visibilidade e claro, investimento. Com a vinda das Gaming Houses para o Brasil, será possível ver os primeiros times tentando manter jogadores de Alto Rendimento, e dependerá destes, para difundir cada vez mais e a partir de sua seriedade e dedicação dar força para o reconhecimento do eSport em nosso país!

Contamos com vocês!

Abraços campeões!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conclusões da viagem à Coreia do Sul

Na primeira semana na Coreia, participei de uma conferência em psicologia, educação e sociedade. Fui apresentar um artigo que escrevi falando sobre os resultados e a importância da psicologia do esporte ser utilizada no âmbito do e-sport. Quais os benefícios, tanto para a saúde mental do jogador como para a melhora de desempenho dele. Fico feliz em dizer que correu tudo bem no evento. Os participantes gostaram, os mais velhos diziam ser interessante e que estavam ligando para os filhos/netos para contar sobre isso, mas, como havia muitos jovens na conferência, eles conseguiram se identificar bastante com o assunto. Além disso, a conferência serviu para me trazer uma carga muito grande de compreensão sobre a cultura e a sociedade asiática em geral, e o que a difere em pontos psicológicos da sociedade ocidental.  Bom, após a conferência, eu ainda fiquei mais uma semana, pois tinha uma pergunta a ser respondida: qual o segredo coreano? Por que eles são os melhores do mundo dentro...

Como acabar com o ‘tilt’ da soloQ?

Uma questão que chega muito é: “como eu deixo de tiltar na soloQ” ou “O que faço quando perco vários games seguidos”? Bom, para isso é bom entendermos primeiramente o que é esse tilt, pois uma vez que sabemos identificar, também fica mais fácil de se livrar dele. O uso da palavra tilt começou lá naqueles antigos Pinballs, quando as pessoas inclinavam a máquina para tentar fazer com que a bolinha caísse no buraco que dava mais pontos, porém ela ficava travada e a pessoa não tinha mais como jogar. Hoje usamos a palavra para várias coisas, mas principalmente quando a pessoa também “trava” mentalmente, ou seja passa a reagir de uma forma muito estranha, como se não conseguisse avançar no ponto que ela travou. Dentro do jogo, podemos dizer que a pessoa tiltou quando ela não consegue avançar mais, não consegue nem fazer o que normalmente faria, simplesmente ‘trava’ dentro do jogo, e por isso não avança. Isso pode gerar inclusive uma série de derrotas, que cada vez mais vão pioran...

Como superar o cansaço das decisões

Em algum momento, você já tentou fazer uma escolha e parecia que seu cérebro não ajudava? Simplesmente não conseguia decidir mais nada? Isso se chama fadiga de decisões. Aparentemente nós temos um número limitado de escolhas que conseguimos fazer no dia. Depois disso, nossa habilidade para decidir cai muito, o que nos atrapalha e impede que façamos escolhas produtivas, pois não estaremos conseguindo levar todos os pontos em análise. Numa pesquisa feita em parceria por quatro universidades americanas, foram testadas 300 pessoas, colocadas para fazer um número grande de decisões, desde decisões simples e triviais, até coisas mais importantes. Depois, as pessoas usavam um teste de força mental, que é colocar uma das mãos em água gelada. Já foi feito um teste anterior que comprova que sua força de autorregulação e decisão está ligada ao tempo que você aguenta com uma mão na água gelada. Como resultado, constataram que as pessoas que fizeram anteriormente muitas decisões no dia, ag...