Pular para o conteúdo principal
SE MEU ESPORTE É ELETRÔNICO, PORQUE TENHO QUE CORRER?

Atividade física é muito importante para cyberatletas também!
Não é somente a mente que deve estar preparada para absorver novos conhecimentos, mas o corpo tem que ser a base para que isso seja de fato bem aproveitado.
Estudos já verificaram o aumento de fatores de crescimento neural como o BDFN (Brail-derived neurotrophic factor) que estimula a criação de neurônios novos no cérebro, principalmente no hipocampo, região responsável por transformar memórias novas em memórias de longo prazo, influenciando no aprendizado e no tempo de reação do nosso pensamento/memória. Além de perceberem que após praticarem exercícios físicos de forma REGULAR, ou seja, com continuidade, as pessoas mostraram melhoras significativas na atenção, concentração e bem estar.
O exercício físico também é uma atividade considerada estressora, mas calma, não é aquele estresse que te deixa nervoso não! É um estresse que o corpo sabe lidar, na verdade, para lidar com isso, o corpo passa a se auto-regular, voltando a equilibrar os sistemas do nosso organismo para que funcionem de forma mais harmônica.
Um dos nossos sistemas, o parassimpático, que é responsável em acalmar, desacelerando o coração, ajustando a pressão, restabelecendo nossas atividades e consequentemente diminuindo o estresse (esse sim, aquele que nos deixa tensos e nervosos), também é beneficiado pela atividade física.
Outro benefício do exercício, é que quando ele é desejado, ou seja, você encontra uma atividade que goste, há uma maior liberação de endorfinas, que são neurotransmissores reguladores do prazer. Isso significa que pessoas que tem à depressão, também podem se beneficiar destas atividades. Sem contar que você consegue liberar a tensão carregada durante o dia no exercício.

Com todas essas informações, e a partir dos estudos mais recentes também, a resposta é SIM, é ideal que você pratique exercícios físicos de forma regular, mesmo sendo um cyberatleta, pois só te trará benefícios, sejam físicos ou mentais!

Abraços campeões!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conclusões da viagem à Coreia do Sul

Na primeira semana na Coreia, participei de uma conferência em psicologia, educação e sociedade. Fui apresentar um artigo que escrevi falando sobre os resultados e a importância da psicologia do esporte ser utilizada no âmbito do e-sport. Quais os benefícios, tanto para a saúde mental do jogador como para a melhora de desempenho dele. Fico feliz em dizer que correu tudo bem no evento. Os participantes gostaram, os mais velhos diziam ser interessante e que estavam ligando para os filhos/netos para contar sobre isso, mas, como havia muitos jovens na conferência, eles conseguiram se identificar bastante com o assunto. Além disso, a conferência serviu para me trazer uma carga muito grande de compreensão sobre a cultura e a sociedade asiática em geral, e o que a difere em pontos psicológicos da sociedade ocidental.  Bom, após a conferência, eu ainda fiquei mais uma semana, pois tinha uma pergunta a ser respondida: qual o segredo coreano? Por que eles são os melhores do mundo dentro...

ANSIEDADE

ANSIEDADE Se pesquisado, poderão encontrar vários significados para a ansiedade, desde angústia, apreensão, um estímulo que nos dá o desejo de entrar em ação ou nos paralisa. Uma forma de se definir, é que a ansiedade é uma tensão gerada, que causa mudanças físicas, comportamentais e cognitiva, cujas podem ser positivas ou negativas. Quando de forma controlável, a ansiedade pode ser usada como forma de ativação do corpo, nos dando mais energia e velocidade nos pensamentos e ações, e por isso tendo uma melhor performance dentro dos jogos. Muitos são os que conseguem fazer jogadas maravilhosas sobre pressão, pois se sentem mais vivos, mais ativos. Porém quando este nível é ultrapassado, a ansiedade começa a se tornar prejudicial e então aparecem os ‘apagões’, ou ‘brancos’ durante o jogo, ou o jogador fica sem ação e não consegue decidir qual saída ele toma numa decisão durante uma partida, entre outros. Para que a ansiedade seja trabalhada, a psicologia tem várias frentes, d...
ENCONTRANDO TALENTOS Bom, como eu disse antes, e acredito que isso seja um ponto que vou reforçar em quase todos os posts, ser um cyberatleta não é só ‘jogar o joguinho’, demanda muito mais dedicação, motivação, e uma compreensão de que é um trabalho, um ofício, e isso demanda tempo e disciplina. É muito comentado que hoje, dificilmente os times de eSport buscam jogadores novos no cenário, fica um vai-e-vem dos mesmos jogadores entre os times grandes, ou preferem trazer grandes nomes internacionais e jogar ele no meio do time sem sequer um paraquedas. Mas se esse é a realidade do cenário, como fazer para um amador entrar nele? Como ter visibilidade o suficiente para poder ser parte dos principais cenários de eSport no país? Para os novos, hoje isso normalmente é feito da seguinte forma: os amadores montam um time entre eles, sem patrocínio, nem nada, e começam a jogar, a se destacar aos poucos, e quando começam a fazer um ou outro diferencial (normalmente jogadas bonitas) dentro d...