Pular para o conteúdo principal

A mente dos jogadores em meio a polêmicas

A última semana foi marcada por muitas confusões no League of Legends brasileiro. Teve equipe sendo punida, discussão com jornalista, cyber-atleta inscrito sem ter contratado oficializado e tudo mais.
Porém, algumas coisas me chamaram atenção: como fica a mente dos jogadores em um momento desses? Quando os representantes de seus times começam a discutir e entram em brigas públicas, como isso acaba repercutindo entre os jogadores, no espírito do time e na coesão do grupo? Como um jogador se sente em um grupo do qual havia decidido, em algum momento, sair? Ou também como se sentem jogadores de um time, do qual um dos membros quis sair?
Dentro de uma gaming house, muita coisa acontece. Não é sempre fácil conviver com tantas pessoas diferentes o tempo todo. É natural que, em certos momentos, existam tensões e até discussões. Quem nunca brigou com alguém de casa? O fato é que todos ali costumam trabalhar isso para logo voltar ao espírito de equipe.
Por isso, posso dizer que nem todos precisam ser melhores amigos dentro de um time, mas todos devem confiar totalmente uns nos outros. Confiar em alguém não é necessariamente gostar da pessoa. Quantas pessoas vocês já conheceram e não iam com a cara dela, mas sabiam que, para certas coisas, aquela era a pessoa certa? Quando há confiança, também pode haver respeito, permitindo que cada um tenha seu espaço, sua liberdade e seu modo de pensar, sem que nenhum ultrapasse o direito do outro. Assim é possível montar um ambiente saudável para que esses jogadores possam viver e conviver.
O caso do Loop, nesse meio todo, me chamou atenção. Depois de toda a confusão, ele foi proibido de entrar na paiN Gaming e também não foi escalado para participar do time da INTZ. Um jogador experiente, com tanto tempo de cenário, acabou ficando fora da principal competição no Brasil no início de 2016.
Envolvido em caso de aliciamento, Loop não jogará 1º Split do CBLoL 2016 (Foto: Riot Games)

Não acredito que Loop deva ser responsabilizado pelo que aconteceu. Seríamos hipócritas se disséssemos que nunca levaríamos em consideração ao sermos chamados por um time que disputou o Mundial. Se era realmente o melhor para ele, não cabe a mim dizer, só ele pode tomar essa decisão.
Mas isso nos leva a pensar o quão é importante a coesão de um grupo, não só para que ele funcione bem, mas para que ele dê segurança para o jogador, mais ainda, para que ele dê segurança para a pessoa que é aquele jogador. Quem de nós nunca sentiu medo de estar fazendo a escolha errada? E quem pode dizer que sempre fazemos? Eu afirmo que, se uma pessoa realmente se sente inserida, e aqui não digo só bem recebida pelos colegas, e sim identificada com o grupo em que está, ela não tem dúvidas em ficar.
Não conheço o Loop pessoalmente, nunca cheguei a conversar com ele, mas fico triste em ver alguém com tanto potencial não participar de um campeonato importante, principalmente quando quem mais faltou com ética foi o time que não cumpriu as regras colocadas pela Riot.
Penso sempre no que pode ser feito de melhor para o cenário brasileiro e chego à conclusão de que, além de jogadores éticos, devemos exigir que os dirigentes de times sejam exemplos positivos de ética e seriedade.
Só assim poderemos de fato crescer com um cenário saudável e íntegro, dando oportunidades iguais tanto para aqueles que estão há mais tempo quanto para os que estão chegando agora. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conclusões da viagem à Coreia do Sul

Na primeira semana na Coreia, participei de uma conferência em psicologia, educação e sociedade. Fui apresentar um artigo que escrevi falando sobre os resultados e a importância da psicologia do esporte ser utilizada no âmbito do e-sport. Quais os benefícios, tanto para a saúde mental do jogador como para a melhora de desempenho dele. Fico feliz em dizer que correu tudo bem no evento. Os participantes gostaram, os mais velhos diziam ser interessante e que estavam ligando para os filhos/netos para contar sobre isso, mas, como havia muitos jovens na conferência, eles conseguiram se identificar bastante com o assunto. Além disso, a conferência serviu para me trazer uma carga muito grande de compreensão sobre a cultura e a sociedade asiática em geral, e o que a difere em pontos psicológicos da sociedade ocidental.  Bom, após a conferência, eu ainda fiquei mais uma semana, pois tinha uma pergunta a ser respondida: qual o segredo coreano? Por que eles são os melhores do mundo dentro de
SE MEU ESPORTE É ELETRÔNICO, PORQUE TENHO QUE CORRER? Atividade física é muito importante para cyberatletas também! Não é somente a mente que deve estar preparada para absorver novos conhecimentos, mas o corpo tem que ser a base para que isso seja de fato bem aproveitado. Estudos já verificaram o aumento de fatores de crescimento neural como o BDFN (Brail-derived neurotrophic factor) que estimula a criação de neurônios novos no cérebro, principalmente no hipocampo, região responsável por transformar memórias novas em memórias de longo prazo, influenciando no aprendizado e no tempo de reação do nosso pensamento/memória. Além de perceberem que após praticarem exercícios físicos de forma REGULAR, ou seja, com continuidade, as pessoas mostraram melhoras significativas na atenção, concentração e bem estar. O exercício físico também é uma atividade considerada estressora, mas calma, não é aquele estresse que te deixa nervoso não! É um estresse que o corpo sabe lidar, na verdade, p

Como acabar com o ‘tilt’ da soloQ?

Uma questão que chega muito é: “como eu deixo de tiltar na soloQ” ou “O que faço quando perco vários games seguidos”? Bom, para isso é bom entendermos primeiramente o que é esse tilt, pois uma vez que sabemos identificar, também fica mais fácil de se livrar dele. O uso da palavra tilt começou lá naqueles antigos Pinballs, quando as pessoas inclinavam a máquina para tentar fazer com que a bolinha caísse no buraco que dava mais pontos, porém ela ficava travada e a pessoa não tinha mais como jogar. Hoje usamos a palavra para várias coisas, mas principalmente quando a pessoa também “trava” mentalmente, ou seja passa a reagir de uma forma muito estranha, como se não conseguisse avançar no ponto que ela travou. Dentro do jogo, podemos dizer que a pessoa tiltou quando ela não consegue avançar mais, não consegue nem fazer o que normalmente faria, simplesmente ‘trava’ dentro do jogo, e por isso não avança. Isso pode gerar inclusive uma série de derrotas, que cada vez mais vão pioran