Pular para o conteúdo principal

A mente dos jogadores em meio a polêmicas

A última semana foi marcada por muitas confusões no League of Legends brasileiro. Teve equipe sendo punida, discussão com jornalista, cyber-atleta inscrito sem ter contratado oficializado e tudo mais.
Porém, algumas coisas me chamaram atenção: como fica a mente dos jogadores em um momento desses? Quando os representantes de seus times começam a discutir e entram em brigas públicas, como isso acaba repercutindo entre os jogadores, no espírito do time e na coesão do grupo? Como um jogador se sente em um grupo do qual havia decidido, em algum momento, sair? Ou também como se sentem jogadores de um time, do qual um dos membros quis sair?
Dentro de uma gaming house, muita coisa acontece. Não é sempre fácil conviver com tantas pessoas diferentes o tempo todo. É natural que, em certos momentos, existam tensões e até discussões. Quem nunca brigou com alguém de casa? O fato é que todos ali costumam trabalhar isso para logo voltar ao espírito de equipe.
Por isso, posso dizer que nem todos precisam ser melhores amigos dentro de um time, mas todos devem confiar totalmente uns nos outros. Confiar em alguém não é necessariamente gostar da pessoa. Quantas pessoas vocês já conheceram e não iam com a cara dela, mas sabiam que, para certas coisas, aquela era a pessoa certa? Quando há confiança, também pode haver respeito, permitindo que cada um tenha seu espaço, sua liberdade e seu modo de pensar, sem que nenhum ultrapasse o direito do outro. Assim é possível montar um ambiente saudável para que esses jogadores possam viver e conviver.
O caso do Loop, nesse meio todo, me chamou atenção. Depois de toda a confusão, ele foi proibido de entrar na paiN Gaming e também não foi escalado para participar do time da INTZ. Um jogador experiente, com tanto tempo de cenário, acabou ficando fora da principal competição no Brasil no início de 2016.
Envolvido em caso de aliciamento, Loop não jogará 1º Split do CBLoL 2016 (Foto: Riot Games)

Não acredito que Loop deva ser responsabilizado pelo que aconteceu. Seríamos hipócritas se disséssemos que nunca levaríamos em consideração ao sermos chamados por um time que disputou o Mundial. Se era realmente o melhor para ele, não cabe a mim dizer, só ele pode tomar essa decisão.
Mas isso nos leva a pensar o quão é importante a coesão de um grupo, não só para que ele funcione bem, mas para que ele dê segurança para o jogador, mais ainda, para que ele dê segurança para a pessoa que é aquele jogador. Quem de nós nunca sentiu medo de estar fazendo a escolha errada? E quem pode dizer que sempre fazemos? Eu afirmo que, se uma pessoa realmente se sente inserida, e aqui não digo só bem recebida pelos colegas, e sim identificada com o grupo em que está, ela não tem dúvidas em ficar.
Não conheço o Loop pessoalmente, nunca cheguei a conversar com ele, mas fico triste em ver alguém com tanto potencial não participar de um campeonato importante, principalmente quando quem mais faltou com ética foi o time que não cumpriu as regras colocadas pela Riot.
Penso sempre no que pode ser feito de melhor para o cenário brasileiro e chego à conclusão de que, além de jogadores éticos, devemos exigir que os dirigentes de times sejam exemplos positivos de ética e seriedade.
Só assim poderemos de fato crescer com um cenário saudável e íntegro, dando oportunidades iguais tanto para aqueles que estão há mais tempo quanto para os que estão chegando agora. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conclusões da viagem à Coreia do Sul

Na primeira semana na Coreia, participei de uma conferência em psicologia, educação e sociedade. Fui apresentar um artigo que escrevi falando sobre os resultados e a importância da psicologia do esporte ser utilizada no âmbito do e-sport. Quais os benefícios, tanto para a saúde mental do jogador como para a melhora de desempenho dele. Fico feliz em dizer que correu tudo bem no evento. Os participantes gostaram, os mais velhos diziam ser interessante e que estavam ligando para os filhos/netos para contar sobre isso, mas, como havia muitos jovens na conferência, eles conseguiram se identificar bastante com o assunto. Além disso, a conferência serviu para me trazer uma carga muito grande de compreensão sobre a cultura e a sociedade asiática em geral, e o que a difere em pontos psicológicos da sociedade ocidental.  Bom, após a conferência, eu ainda fiquei mais uma semana, pois tinha uma pergunta a ser respondida: qual o segredo coreano? Por que eles são os melhores do mundo dentro...

ANSIEDADE

ANSIEDADE Se pesquisado, poderão encontrar vários significados para a ansiedade, desde angústia, apreensão, um estímulo que nos dá o desejo de entrar em ação ou nos paralisa. Uma forma de se definir, é que a ansiedade é uma tensão gerada, que causa mudanças físicas, comportamentais e cognitiva, cujas podem ser positivas ou negativas. Quando de forma controlável, a ansiedade pode ser usada como forma de ativação do corpo, nos dando mais energia e velocidade nos pensamentos e ações, e por isso tendo uma melhor performance dentro dos jogos. Muitos são os que conseguem fazer jogadas maravilhosas sobre pressão, pois se sentem mais vivos, mais ativos. Porém quando este nível é ultrapassado, a ansiedade começa a se tornar prejudicial e então aparecem os ‘apagões’, ou ‘brancos’ durante o jogo, ou o jogador fica sem ação e não consegue decidir qual saída ele toma numa decisão durante uma partida, entre outros. Para que a ansiedade seja trabalhada, a psicologia tem várias frentes, d...
ENCONTRANDO TALENTOS Bom, como eu disse antes, e acredito que isso seja um ponto que vou reforçar em quase todos os posts, ser um cyberatleta não é só ‘jogar o joguinho’, demanda muito mais dedicação, motivação, e uma compreensão de que é um trabalho, um ofício, e isso demanda tempo e disciplina. É muito comentado que hoje, dificilmente os times de eSport buscam jogadores novos no cenário, fica um vai-e-vem dos mesmos jogadores entre os times grandes, ou preferem trazer grandes nomes internacionais e jogar ele no meio do time sem sequer um paraquedas. Mas se esse é a realidade do cenário, como fazer para um amador entrar nele? Como ter visibilidade o suficiente para poder ser parte dos principais cenários de eSport no país? Para os novos, hoje isso normalmente é feito da seguinte forma: os amadores montam um time entre eles, sem patrocínio, nem nada, e começam a jogar, a se destacar aos poucos, e quando começam a fazer um ou outro diferencial (normalmente jogadas bonitas) dentro d...