Pular para o conteúdo principal

Como acabar com o ‘tilt’ da soloQ?

Uma questão que chega muito é: “como eu deixo de tiltar na soloQ” ou “O que faço quando perco vários games seguidos”? Bom, para isso é bom entendermos primeiramente o que é esse tilt, pois uma vez que sabemos identificar, também fica mais fácil de se livrar dele.

O uso da palavra tilt começou lá naqueles antigos Pinballs, quando as pessoas inclinavam a máquina para tentar fazer com que a bolinha caísse no buraco que dava mais pontos, porém ela ficava travada e a pessoa não tinha mais como jogar. Hoje usamos a palavra para várias coisas, mas principalmente quando a pessoa também “trava” mentalmente, ou seja passa a reagir de uma forma muito estranha, como se não conseguisse avançar no ponto que ela travou. Dentro do jogo, podemos dizer que a pessoa tiltou quando ela não consegue avançar mais, não consegue nem fazer o que normalmente faria, simplesmente ‘trava’ dentro do jogo, e por isso não avança. Isso pode gerar inclusive uma série de derrotas, que cada vez mais vão piorando esse ‘tilt’, deixando a pessoa mais ansiosa, nervosa e menos concentrada. Se pensarmos nisso, acaba se criando um ciclo onde o tilt provoca a derrota e a derrota acaba fortalecendo esse tilt, um alimentando o outro e cada vez piorando a performance e finalmente desistimulando a pessoa a jogar.

Agora a pergunta que não quer calar: E como eu saio desse ciclo?


Infelizmente (ou felizmente?) não temos um botão de reset como nos computadores, onde você só aperta e pronto, volta a funcionar. Porém a ideia do que temos que fazer é quase a mesma, buscar um ponto de ‘reiniciar’ nosso funcionamento, para que ele rode sem esse tilt. Para cada um, esse “botão de reset” pode ser de uma forma diferente, porém existem algumas táticas que podemos usar para ajudar a sair do ciclo de tilt. Uma das possíveis formas é quando perceber que está com dificuldade, ou tiltado, parar de jogar por uns instantes e procurar pensar em coisas que lhe façam bem, inclusive pensar em 4 ou 5 coisas pelas quais você se sinta grato naquele momento, tentar tirar a mente do estado de frustração gerado pelas derrotas e colocá-lo num estado de gratidão por coisas que tem conseguido viver ou conquistar. Parece simples, e é! A cada vez que você faz, tente achar novas situações pelas quais você é grato naquele momento, isso ajuda a gerar um novo esquema mental para seu cérebro, permitindo que ele se fortaleça, e os momentos de frustração tenham menor impacto em você. Por mais que isso pareça muito com um tipo simples de auto-ajuda, não é. Pense em como se você fosse fazer uma refeição e tem um prato super sujo na sua frente, você sente desgosto em querer comer naquele prato, porém você pode tirar aquela sujeira, lavar e usar ele de forma limpa, seria mais ou menos isso, você estaria ‘limpando’ sua mente dos pensamentos negativos, de frustração, e colocando algo que te deixa mais motivado à continuar buscando seus objetivos.

Espero que ajude vocês também! Se tiverem alguma dúvida, pergunta, comentário, sugestão ou outros, podem escrever aqui embaixo que vou lendo e sempre que puder tentarei criar material a partir dos pedidos de vocês :)

Abraços e até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conclusões da viagem à Coreia do Sul

Na primeira semana na Coreia, participei de uma conferência em psicologia, educação e sociedade. Fui apresentar um artigo que escrevi falando sobre os resultados e a importância da psicologia do esporte ser utilizada no âmbito do e-sport. Quais os benefícios, tanto para a saúde mental do jogador como para a melhora de desempenho dele. Fico feliz em dizer que correu tudo bem no evento. Os participantes gostaram, os mais velhos diziam ser interessante e que estavam ligando para os filhos/netos para contar sobre isso, mas, como havia muitos jovens na conferência, eles conseguiram se identificar bastante com o assunto. Além disso, a conferência serviu para me trazer uma carga muito grande de compreensão sobre a cultura e a sociedade asiática em geral, e o que a difere em pontos psicológicos da sociedade ocidental.  Bom, após a conferência, eu ainda fiquei mais uma semana, pois tinha uma pergunta a ser respondida: qual o segredo coreano? Por que eles são os melhores do mundo dentro de
SE MEU ESPORTE É ELETRÔNICO, PORQUE TENHO QUE CORRER? Atividade física é muito importante para cyberatletas também! Não é somente a mente que deve estar preparada para absorver novos conhecimentos, mas o corpo tem que ser a base para que isso seja de fato bem aproveitado. Estudos já verificaram o aumento de fatores de crescimento neural como o BDFN (Brail-derived neurotrophic factor) que estimula a criação de neurônios novos no cérebro, principalmente no hipocampo, região responsável por transformar memórias novas em memórias de longo prazo, influenciando no aprendizado e no tempo de reação do nosso pensamento/memória. Além de perceberem que após praticarem exercícios físicos de forma REGULAR, ou seja, com continuidade, as pessoas mostraram melhoras significativas na atenção, concentração e bem estar. O exercício físico também é uma atividade considerada estressora, mas calma, não é aquele estresse que te deixa nervoso não! É um estresse que o corpo sabe lidar, na verdade, p