Pular para o conteúdo principal

Ansiedade é vilã ou aliada nos jogos?

Um comentário que ouvimos muito em análises feitas sobre jogadores, principalmente quando um time perde, é que o jogador estava ansioso, e isso fez com que ele perdesse controle sobre seu game e que seu desempenho diminuísse.
Ao receber isso, a primeira coisa que nos vem à mente é: "Nossa, ansiedade é algo horrível. Jogadores profissionais não podem ter ansiedade". Mas será que ela é tão ruim mesmo? Por mais que falar de ansiedade seja tão comum, é importante entendermos o que estamos chamando de ansiedade, quais são os sintomas e o que tem provocado essa reação.
Ansiedade é vista como vilã, mas pode ser uma aliada dentro do jogo (Foto: Divulgação)

Ansiedade é uma sensação causada por uma excitação exagerada do nosso sistema nervoso central, normalmente ativada por um senso de perigo, ou seja, nosso cérebro percebe uma situação, julga que essa situação é perigosa e manda uma mensagem para o resto do corpo como se dissesse: "Salve-se quem puder". Nisso, o coração começa a acelerar, a pressão arterial e a frequência respiratória aumentam, os músculos tensionam e nós ficamos com aquela sensação de que precisamos fazer algo urgente.
Se olharmos só por essa via, vendo as reações do corpo, a ansiedade por si só, pode realmente parecer como algo negativo, mas, por outro lado, durante um jogo importante, o atleta não pode ficar lá todo mole, sem vontade, parado. Ele tem de estar pronto para reagir a todas as ações que vão ocorrer no jogo! Tem de estar ligado! E o nosso corpo ligado quer dizer: coração com batimento mais acelerado, pressão arterial mais alta e músculos mais tensionados, que são os efeitos que a ansiedade também provoca.
A ansiedade é um fator importante para o atleta, pois ajuda com que ele esteja mais ativo, melhor preparado para reagir positivamente em seu desempenho.
Porém, todos nós temos um limite dessa ativação. Se a ansiedade estiver muito alta, nosso corpo ultrapassa o limite e, então, podemos ter aqueles "brancos" dentro do jogo, perceber que se passou um segundo e não sabíamos o que fazer ou ainda pensarmos no que fazer, mas o corpo não responder, o clique no mouse não sair.
Ao mesmo tempo, se a ansiedade estiver muito baixa, não temos ativação nenhuma, ficamos moles e lerdos, sem conseguir acompanhar o ritmo frenético do jogo.
O real trabalho do psicólogo com o atleta é, portanto, ensiná-lo a controlar isso, a manter o nível de ansiedade num patamar saudável, para que ele esteja alerta, mas sem ultrapassar limites. O mais comum é encontrar jogadores com ansiedade alta demais. Isso acontece por vários motivos, desde pressão do público e da família a expectativa muito grande em cima de si próprio. Costumamos ensinar uma técnica de respiração que ajuda o corpo a relaxar nesses momentos.
Segue aí para vocês testarem também!
Sente de forma confortável e comece inspirando, enquanto conta lentamente até três. Dê uma pequena pausa de meio segundo e passe a soltar o ar, contando lentamente até seis. Faça outra pequena pausa de meio segundo e recomece. Faça essa técnica de quatro a seis minutos.
O segredo é que, enquanto você inspira em três segundos, leva o dobro do tempo para soltar o ar, dando pequenas pausas entre as respirações. Isso ajuda a diminuir a ansiedade, porque diminui também o batimento cardíaco. Se tiver uma leve tontura, não se preocupe, é normal. É só prestar atenção se está fazendo as pausas entre as respirações. Quanto mais se pratica essa respiração, por pelo menos uns 5 minutos diários, mais ela vai fazendo efeito!
Aprenda a se conhecer melhor e saber quais seus limites. Com isso, vai poder se ajudar a melhorar a cada dia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conclusões da viagem à Coreia do Sul

Na primeira semana na Coreia, participei de uma conferência em psicologia, educação e sociedade. Fui apresentar um artigo que escrevi falando sobre os resultados e a importância da psicologia do esporte ser utilizada no âmbito do e-sport. Quais os benefícios, tanto para a saúde mental do jogador como para a melhora de desempenho dele. Fico feliz em dizer que correu tudo bem no evento. Os participantes gostaram, os mais velhos diziam ser interessante e que estavam ligando para os filhos/netos para contar sobre isso, mas, como havia muitos jovens na conferência, eles conseguiram se identificar bastante com o assunto. Além disso, a conferência serviu para me trazer uma carga muito grande de compreensão sobre a cultura e a sociedade asiática em geral, e o que a difere em pontos psicológicos da sociedade ocidental.  Bom, após a conferência, eu ainda fiquei mais uma semana, pois tinha uma pergunta a ser respondida: qual o segredo coreano? Por que eles são os melhores do mundo dentro de
SE MEU ESPORTE É ELETRÔNICO, PORQUE TENHO QUE CORRER? Atividade física é muito importante para cyberatletas também! Não é somente a mente que deve estar preparada para absorver novos conhecimentos, mas o corpo tem que ser a base para que isso seja de fato bem aproveitado. Estudos já verificaram o aumento de fatores de crescimento neural como o BDFN (Brail-derived neurotrophic factor) que estimula a criação de neurônios novos no cérebro, principalmente no hipocampo, região responsável por transformar memórias novas em memórias de longo prazo, influenciando no aprendizado e no tempo de reação do nosso pensamento/memória. Além de perceberem que após praticarem exercícios físicos de forma REGULAR, ou seja, com continuidade, as pessoas mostraram melhoras significativas na atenção, concentração e bem estar. O exercício físico também é uma atividade considerada estressora, mas calma, não é aquele estresse que te deixa nervoso não! É um estresse que o corpo sabe lidar, na verdade, p

Como acabar com o ‘tilt’ da soloQ?

Uma questão que chega muito é: “como eu deixo de tiltar na soloQ” ou “O que faço quando perco vários games seguidos”? Bom, para isso é bom entendermos primeiramente o que é esse tilt, pois uma vez que sabemos identificar, também fica mais fácil de se livrar dele. O uso da palavra tilt começou lá naqueles antigos Pinballs, quando as pessoas inclinavam a máquina para tentar fazer com que a bolinha caísse no buraco que dava mais pontos, porém ela ficava travada e a pessoa não tinha mais como jogar. Hoje usamos a palavra para várias coisas, mas principalmente quando a pessoa também “trava” mentalmente, ou seja passa a reagir de uma forma muito estranha, como se não conseguisse avançar no ponto que ela travou. Dentro do jogo, podemos dizer que a pessoa tiltou quando ela não consegue avançar mais, não consegue nem fazer o que normalmente faria, simplesmente ‘trava’ dentro do jogo, e por isso não avança. Isso pode gerar inclusive uma série de derrotas, que cada vez mais vão pioran